Seleção genética na criação de Golden Retriever.
A seleção genética envolve uma seleção criteriosa de reprodutores, para obter cães que cumpram o objetivo pretendido.
Os criadores de Golden Retriever têm à sua disposição vários métodos para atingir este objetivo. Este método de seleção baseia-se na previsão do valor genético, através da avaliação dos seus antepassados, descendentes e colaterais.
Isto permite-nos compreender o conceito de “sangue puro”, aplicável, nas raças caninas. Ou seja, a potencial capacidade de transmitir as suas características à sua prole. Felizmente, como a maioria das qualidades são dominantes e a maioria dos defeitos, recessivos, o aparecimento de defeitos limita-se a cruzamentos entre espécimes heterozigóticos (animais com defeitos homozigóticos são frequentemente descartados para reprodução). O ideal é, naturalmente, usar reprodutores que apresentem todas as qualidades procuradas.
Com o objetivo de refrescar o sangue através de cruzamentos abertos. Adquirimos em 2020 um casal do afixo Zoagolden, com raízes Ria Vela. Descendentes de cães com excelentes características, comprovadas em múltiplos títulos internacionais.
Zoagolden Jack Daniel’s
Zoagolden Pinã Colada
Filhos do campeão de Espanha (CH j.E.15) Oliver de Valedelesabeyes. Neto De Heartbreaker de Ria Vela, Campeão de Espanha e Portugal ( J.E.14,P.15,E.17) por sua vez filho de Mad About You de Ria Vela. ( um dos mais titulados reprodutores da Europa). Com um pedigree também muito rico pela mãe.